23.4.06


caos interno


quando a vida é um quebra-cabeça com peças perdidas, dá uma vontade tamanha de fugir, sem rumo.
lembro que quando meu irmão era pequeno e ia fazer suas provas, ele sempre chegava no meu ouvido e dizia baixinho: "se eu tiver reprovado e não voltar pra casa é por que eu pulei da ponte". eu achava aquilo um tanto assustador, hoje eu fico pensando que eu só queria notas baixas, reprovação em provas e não reprovações como as que ganho nesses pequenos mistérios que são os dias .
não tenho um rio a minha frente, mas um mar enorme e azul, que só me traz uma solidão maior e uma voz gritando no ouvido, "você é tudo aquilo que você faz", aí olho para trás e não vejo absolutamente nada de produtivo.
a televisão me irrita, o jornal me irrita, as pessoas me irritam, essa mania tola de só ouvir as mesmas músicas, de só comer as mesmas comidas, sempre. eu temo inovar e abuso da rotina. eu sou extremamente contraditória, eu sei...
mas é isso mesmo, eu temo conhecer pessoas novas e criar um certo carinho quando eu sei que tudo na vida é lúdico e efêmero.
e minha teimosia continua; aqui nas caixas ainda tocando músicas que eu ouvia já faz um tempo; eu continuo comendo lasanha de caixinha aos domingos, acordando tarde e lamentando ao extremo essa mesmice e os tapas na cara que essa vida estúpida me dá.
quero um emprego nem que seja pra eu ficar com a bunda quadrada de estar sentada nos ditos "inferninhos" que são as agências publicitárias. quero meu livro infantil publicado nem que seja num formato fanzine. quero viajar nem que eu fique lisa e deixe de ter dinheiro para o cinema de todo mês. quero amigos novos nem que eu os ame por demais.
quero atitudes adultas e não esse medo absurdo de não saber ainda o que eu vou ser quando crescer... se é que eu ainda posso usufruir dessa frase...

e se funcionar... a vontade agora é de rasgar o casulo e voar pra bem longe, eu e todo o meu egocentrismo.



17.4.06

sem título

espelho espelho meu, existe alguém no mundo mais responsável por mim do que eu?
______________________________...

"o seu olhar lá fora
o seu olhar no céu
o seu olhar demora
o seu olhar no meu

o seu olhar seu olhar melhora
melhora o meu

onde a brasa mora
e devora o breu
onde a chuva molha
o que se escondeu

o seu olhar seu olhar melhora
melhora o meu

o seu olhar agora
o seu olhar nasceu
o seu olhar me olha
o seu olhar é seu

o seu olhar seu olhar melhora
melhora o meu"

[arnaldo antunes]
_________________________________________________...

delicadeza é uma dádiva.

e tenho dito.

10.4.06

Momento Diarinho:
¬ O que toca aqui é: Pedro Luis e a Parede, com a musiquinha Menina Bonita.
¬ Definitivamente eu falei demais em território errado. Esperemos!
¬ O verbo hoje é: arrumar.
¬ "Ela amava o jornal inteiro que ele lia, o cachorro dele que latia, a toalha no chão do banheiro, o sapato no meio da sala, o sal de fruta, a pressa, o amigo chato, a noite besta, o dia-a-dia, mesmo quando ele estava mal-humorado, deprimido, insuportável, impossível, mesmo quando ele não estava, nem telefonava, mesmo quando ele se atrasava, não vinha, faltava, não ouvia, mesmo assim ela amava, fazer o quê? o amor é assim mesmo, dizem". [Adriana Falcão]
¬ E vamos falar de futebol, eu não costumo ver jogo mas a final de Fortaleza e Ceará eu assisti, e o locutor uma certa hora abre a boca e diz essa pérola: "goleiro é como vinho, quanto mais velho melhor". E fica aqui a minha piada interna, eu tenho que concordar com ele...
¬ 2006 me presenteou com três pessoinhas maravilhosas, logo de cara.
¬ A pós graduação em comunicação e cultura me faz chegar em casa boquiaberta.
¬ E como se não bastasse a minha insegurança quanto a "idade" do meu carro, há de se anunciar no Ceará que o Gol é um dos carros mais roubados na cidade. Arre, meu padimcícero!
¬ Eu falo palavrão, eu.
¬ "O diálogo não é mais do que uma das formas, talvez a mais elevada, da simpatia cósmica" [Octavio Paz].
¬ Missiva.
¬ Das palavras bonitas: laborioso.
¬ Um jantar romântico + um anelzito de compromisso pra acostumar o dedo + uma flor desenhada num papel maior que eu = coisa linda. Não, eu não fui pedida em noivado.
¬ Procura-se emprego!
¬ "Nosso pensar procede do passado, mas não o continua nos caminhos previstos" [Susanne Langer].
¬ Cuidado: eu tenho me tornado cada vez mais geminiana.
¬ Pessoas, na UECE ainda não fechou as inscrições para a especialização em Literatura Brasileira. Se alguém se interessar, basta ligar para 31012030 ou 31012026.
¬ Voltei a viver a base de passiflora.
¬ O Pitulico ainda é apenas um plano. Eu desisto!
¬ Eu sempre fiz o gênero: baixe a cabeça e vá chorar no cantinho da sala Luana.
¬ "A enganação da resposta: o que parece ser dito é o não dito, o não dito está, na ironia, dito" [Marcia Tiburi]
¬ Momento alcalina: dá licença que eu tenho um clone mas não é bizarro.
¬ Mais uma piada interna: Toda segunda é dia de pizza com amora.
¬ Maio chegando e eu ainda de bolso vazio.
¬ Enquanto isso, no Fantástico: O astronauta recebe um mundo de frescurite após sua chegada, e o Brasil continua do mesmo jeitinho. Já a Suzane Richthofen tá perdendo vaga de melhor atriz na rede globo. Louca, ô bicha louca!
¬ "...enquanto não morro, falo e leio" [do Pessoa]
¬ Alguém pode me dizer o que está rolando em Belíssima?
¬ Eu não assisti A Máquina. Ô abuuuso!
¬ Lonely.
¬ "O egoísmo não consiste em vivermos os nossos desejos, mas sim em exigirmos que os outros vivam da forma como nós gostaríamos. O altruísmo consiste em deixarmos todo o mundo viver do jeito que bem quiser". [Oscar Wilde].
¬ Chove muito no Ceará.
¬ "...amar o mesmo de si no outro às vezes acorrenta, mas quando os corpos se tocam as mentes conseguem voar para bem mais longe que o horizonte, que não se vê nunca daqui" [do Caio]
¬ Meu povo: Feliz Páscoa!

3.4.06

das urucubacas que rogam pra cá... o meu santo é forte. e tenho dito!

"Senhor nosso, que nos ensina a hora da morte, segura minha mão antes que ela seque, trava minha língua antes de arrancá-la abençoa o mistério da solidão que carrego entre as pálpebras, dá-me força para chorar, amém. Ave-Maria das Pedras, mãe de Caravaggio, mãe de Cipriano, dá-me o silêncio e o amor perpétuo, perdoa o quanto invejo, ensina-me a música perdida, a dar as voltas na secreta esfera, dá-me minha mãe ainda viva, preserva meus ossos, Senhora da Misericórdia, Senhora dos Prantos Redivivos, por toda a eternidade, amém. Padre-nosso, olha-me de novo, vê o quanto temo a escuridão, o quanto temo o sinal das parábolas. Oh, senhor, o quanto espero tua volta, tua insígnia e ordem. Senhor, conheço tuas ordens tristes, conheço tuas hostes sinceras, tua mão consoladora, peço-te a solidão onde esquecer meu pensamento, que a fé não me abandone e que todo o caos entre em alento, Senhor, Deus, poderoso e bom, deus da oração e da mentira, acolhe-me em teu ventre de teias ancestrais, amém. Oh, anjo, que tua claridade penetre meu pensamento, desfaça minhas ilusões, afie a espada contra meus inimigos; poderoso anjo do meu silêncio, ajuda-me a guardar meus segredos, ensina-me a verdadeira vida, a escolha dos motivos, o lugar do meu temor. Oh, anjo inconsolado permite-me ver o escuro do amanhã e que a alegria seja minha fé, permita-me saber a claridade amortecida e tecer o bom fio que conduz à morte, interceda por mim diante das deusas furiosas, amém".

[oração by marcia tiburi]

eu me ergo!

27.3.06

- ... você entendeu o que eu disse?
- Entendi!
- E vai ficar assim? Chorando...
- O que você quer que eu faça???
- Quero que diga algo, quero que você prove que compreendeu direitinho o que eu disse a você.
- É difícil compreender esse desamor depois de tanto tempo, é difícil!
- Ai meu deus!!! Quer dizer que eu vou ter que ficar mais uma hora aqui, explicando o porque disso e daquilo? Não seja burro, entenda, há determinadas rupturas que não precisam de explicação.
- Eu sei... eu só não entendo o porquê de você não ter me avisado antes que aí dentro havia um quebra cabeça e que a última peça não estava comigo. E pior... nunca esteve!
- ...

22.3.06

Momento Diarinho:

¬ Escrito com muita amargura... pois é.
¬ Vou lavar meu carro com água benta, porque eu não tenho mil reais todo mês no bolso, não mesmo.
¬ O verbo de hoje é bufar.
¬ "Que hei de fazer se de repente a manhã voltar?
Que hei de fazer?
- Dormir, talvez chorar
". [Manoel de Barros]
¬ Tão dizendo aê que Pitulico vai ressuscitar.
¬ - Luana, tu vai cortar o cabelo?
- Não não, vou só mandar "ajeitar".
¬ Eu gribada, eu.
¬ Das palavras bonitas: goteira.
¬ Bizarre: "se ela dança eu danço, se ela dança eu danço..."
¬ A Balu vai falir... e a vez agora é do Coco Bambu. Ieeeiiii!!!
¬ O que toca aqui é: a trilha do filme Amelie Poulain.
¬ Foi decretado pelo Diretor do GUIA RIO BRANCO, que nas edições impressas eu não falarei de cinema [sabido o rapaz]. Mas terei uma coluna em que irei escrever crônicas e contos direcionados aos jovens. Que cousa não?!
¬ "As meninas são minhas
Só minhas
As minhas meninas
Do meu coração
" [Chico B.]
¬ Das pragas que me mandam. Basta!
¬ Um telefonema de acolá:
- Lu, como é não fazer mais parte do orkut?
- É ótimo... Porque é mais ou menos assim, no fundo no fundo, você não precisa saber de tudo e de todos, entende?
[tchan tchan tchan tchan...]
¬ Complementando com um momento "modes": tenhamos uma vida "livre, leve e solta"
¬ Péssimo estar em casa com o carro pifado e a BONITA LÁ ligar dizendo que tá no arlindo. Ahfff...
¬ Pessoas loucas vivem destemidas do mundo. Eu temo, não o mundo, mas as pessoas loucas.
¬ "Nunca seria aceitável uma teoria ou sistema que, de algum modo, implicasse o sacrifício da experiência passional"
[Oscar Wilde]
¬ Das coisas que me fazem salivar: palmito.
¬ Há quem procure no google: "como se faz bolha de sabão". Eu juro que tem!
¬ Assedia. Engraçado como os dias chuvosos me deixam pudica.
¬ E por falar em chuva, Fortaleza alaga com muita facilidade incrível. Parece o Acre, arre égua! Aqui você cospe no chão a rua já tá alagada, eu hein.
¬ "Meu povo, melhore"
¬ Deve chegar por esses dias uma carta ali pela linha do equador.
¬ "A arte é intrinsecamente nobre; por essa razão, o artista não teme o comum" [Goethe]
¬ Das pessoas que pensam que minha vida é deveras estranha: eu au meno sou filiz.
¬ Amanhã é dia de suco de pitanga. Ui!
¬ Toda quarta-feira é fundamental que seja um dia bonito.
¬ Criei um monstro!!!
¬ Eu sou a única, a única pessoa no mundo que tem um prego de gasolina pela segunda vez e entra em pânico achando que o carro morreu pra vida toda. Mas há uma explicação para isso, há. O fato é que, meu carro pifa pelo menos duas vezes ao mês. Isso explica?
¬ "Um desânimo. Um oco. Aquela velha sensação de estar jogando fora a vida, tão antiga e familiar que nem chega a ser assustadora. É horrivelmente conhecida" [do Caio].
¬ Over.
¬ Dá um passo e recua dois, e assim sucessivamente.
¬ Eu quero guará, eu...
¬ Há quem fale do indizível...
¬ Vai chover. Tão dizendo aê...

20.3.06



sem título

desabafo: Eu nunca detestei tanto o meu cabelo!
_________________________________________...

em julho tem festa?
tem sim sinhô!!!
bodas de ametista do casal mais lindo do mundo.
quem vai, quem vai?
eu vou, eu vou!
________________________________...

"ela só me faz um cafuné
e depois me olha com vontade
sua casa é azul e verde
cercada de grandes árvores
nos segredos dela se aposta viu?
nos cabelos dela não se toca ouviu?
eles são de nuven ou bombril?
eles são ousados ou só seus?
essa boneca tem manual?

tem tem tem tem..."
______________________________________...

dia trinta e um é uma sexta-feira.
[sugestivo isso...]
_____________________________...

passou a crise de convívio.
mas ei de me tratar, ainda.
_______________________________________...

- reticências -

"e tudo isso
foi no mês que vem
foi quando eu chegar
foi na hora em que eu te vi
e mais que tudo
foi no mês que vem
foi quando eu chegar
na hora em que eu te quis"
_______________________________...

15.3.06

sem título

te conto.

um, dois, três...
_________________________________...

arroubo.

passa...
_______________________________________...

de longe eu olho...

é lúbrico.
_________________________________...

tateando silhuetas em sonhos.

acorda!
________________________________________...

soberba.

eu, tu, ele, nós, vós eles.
[temos].
_________________________________...

te guardo.

onde?

dentro de uma gaveta.


12.3.06


Me olhava com tamanha transparência, na tentativa de seduzir meus pensamentos...
Eu decifrava tudo, mas confundia todos os gestos que vinham de lá.

6.3.06

Momento Diarinho:

¬ Demorou mas eu voltei. Não que eu esteja com euforia para me tornar assídua com este blog novamente, mas consegui desviar o tempo e me saciar com uma pequena vontade de atualizar isso aqui. Bósimbora.
¬ O verbo de hoje é: enganar.
¬ "De tanto levar frechada do teu olhar. Meu peito até parece, sabe o que? Táubua de tiro ao álvaro, não tem mais onde furar" [na voz de Adoniran Barbosa]
¬ Depois de participar de um bolão do Oscar 2006, eu agora tenho certeza que não entendo nada de cinema.
¬ O que toca aqui é: The Strokes com a musiquinha, Razorblade.
¬ Lá... bem acolá rola um complô.
¬ "Eu, agora - que desfecho!
Já nem penso mais em ti...
Mas será que nunca deixo
De lembrar que te esqueci?
" [Mário Quintana]
¬ Blogs bonitos que andei achando nesse mundo virtual, depois coloco links ...
¬ Lendo: Ligia Fagundes Telles com o livro, A Estrutura da Bolha de Sabão. Caio 3D década de 80. Teoria do Conto, da Nádia Battella Gotlib.
¬ Depois de uma data, sábado pretendo sair para dançar.
¬ "O vazio é o nome espacial do nada. No corpo ele é o estômago ou a tristeza. O vazio sempre está no corpo. Sou a favor de que uma pedra seja colocada no lugar do estômago" [Marcia Tiburi]
¬ Em maio passarei uma semana de férias na tal São Paulo, e desde então tenho guardado dinheiro para gastar em sebos, já que não pude ir para a bienal do livro... E vamu que vamu. Eu e ele, ele e eu.
¬ O que leio nos olhos alheios: eu tenho me tornado a pessoa mais intolerante do mundo.
¬ Das palavras bonitas: afago.
¬ Preciso de uma máquina digital!!!
¬ Eu sei comer acarajé com classe, eu sei.
¬ "Dentro dele, eu espio o de fora de nós. E não me atrevo" [do Caio]
¬ Amanhã começa a pós-graduação de Comunicação e cultura. E eu já estou numa ansiedade sem tamanho.
¬ Minha vida agora segue mapeada numa planilha de excell.
¬ Dica de filme: Eternos Heróis, Tomates Verdes Fritos, e Valentin [só pra não perder o costume].
¬ Tio Carlito, antecipadamente, deixo aqui o meu desejo de coisas lindas e um aniversário animadíssimo. Amo.
¬ Apois é.
¬ "Como me sinto? Como se colocassem dois olhos sobre uma mesa e dissessem a mim , a mim que sou cego : isso é aquilo que vê , essa é a matéria que vê . Toco os dois olhos sobre a mesa , lisos , tépidos ainda , arrancaram há pouco, gelatinosos , mas não vejo o ver . É assim o que sinto tentando materializar na narrativa a convulsão do meu espírito , e desbocado e cruel , manchado de tintas , essas pardas escuras do não saber dizer , tento amputado conhecer o passo , cego conhecer a luz , ausente de braços tento te abraçar , Conhecimento " [Hilda Hilst]
¬ Há um fogão novo dentro da minha cozinha \o/
¬ Dos 3 peixes que disse que comprei em algum post, comunico que um deles morreu, quer dizer, suicidou-se. Sim sim, uma coisa totalmente Amelie Poulain, devia estar depressivo o bichim.
¬ Amor irracional.
¬ Das coisas DELA: "Quem tem olho gordo usa colírio diet".
¬ "O que será que me dá
Que me queima por dentro será que me dá
Que me perturba o sono será que me dá
Que todos os ardores me vem atiçar
Que todos os tremores me vem agitar
E todos os suores me vem encharcar
E todos os meus nervos estão a rogar
E todos os meus órgãos estão a clamar
E uma aflição medonha me faz suplicar
O que não tem vergonha nem nunca terá
O que não tem governo nem nunca terá
" [Chico B.]
¬ Presente do indicativo: eu canso, tu cansas?