31.1.06


são pedro disse: vai chover lá no sertão.


Pequeno poema de após chuva

Frescor agradecido de capim molhado
Como alguém que chorou
E depois sentiu uma grande, uma quase envergonhada alegria
Por ter a vida
Continuado...

Mário Quintana.

30.1.06

bodas de algodão


tocava I'm Sam...
e eu sequer imaginava que um dia ficaria maior que um metro e meio.


25.1.06

sem título:

porque ELA escreve que é uma beleza!
__________________________________...

prazo prazo, eu tenho medo de prazos!!!
__________________________________...

pior é começar a ter crises de tpm aos quase 25 anos.
__________________________________...

um tic tac acolá, um tum tum tum do lado de cá.
__________________________________...

o bolo feito para comemorar o aniversário de são paulo, durou apenas 4 segundos. e foi a cena mais feia que já vi na televisão brasileira, aquele povo todo correndo, pegando o bolo com a mão, jogando em bacias para levar pra casa... etc etc etc.
__________________________________...

pois.
__________________________________...





19.1.06

Momento Diarinho:

¬ Tô viva meu povo!
¬ O verbo de hoje é: nadar.
¬ "De algum modo já aprendera que cada dia nunca era comum, era sempre extraordinário" [da Lispector].
¬ O que toca do lado de cá é a moça Adriana Calcanhoto, com a musiquinha Saiba.
¬ E por falar na cantora aí, o show dela no parque foi delicinha. Pena que não levei o banquinho como muitas crianças, na certa teria visto mais a produção animada do show.
¬ Fiquei sem dá notícias aqui por conta da falta de tempo. Os hóspedes foram embora e tudo volta a ser rotineiro, com alguns acréscimos, como por exemplo a minha nova ocupação, que é de trabalhar no núcleo de literatura do dragão do mar em companhia agradabilíssima; tem também a hidroginástica que voltei a fazer para gastar toda essa reserva de energia acumulada dentro de mim, que me pesa tanto a ponto de me deixar mole.
¬ "À vida falta uma porta" [do Ferreira Gullar].
¬ Das palavras bonitas: ternura.
¬ Livros e mais livros novos, espero ter tempo para ler e "resenhar".
¬ Estou aceitando sugestão para corte de cabelo.
¬ Peço por favor que não me perguntem onde irei passar o carnaval, pois estou deveras irritada com esta data festiva. Obrigada!
¬ Pessoas, tpm por vir. Cuidado!
¬ Tão dizendo aê que o Pitulico vai ressuscitar.
¬ "Ninguém vai me acorrentar
Enquanto eu puder cantar
Enquanto eu puder sorrir
Enquanto eu puder cantar
Alguém vai ter que me ouvir
Enquanto eu puder cantar
Enquanto eu puder seguir
Enquanto eu puder cantar
Enquanto eu puder sorrir
" [do Chico].
¬ Arruma um tempinho pra lua, COISINHA ocupada.
¬ Rapaz, toooodo esse auê com intervenções artísticas, essa intriga de que o centro cultural é isso, que o jornalismo é aquilo. Ai meu pai, se preocupar pra quê? Alguém pode dizer quem paga minhas contas? Entonce...
¬ Viciada em novela. Depois de Senhora do Destino, mais uma trama global me fisgou. Belíssima é belíssima. Prfff...
¬ O Bebedouro já não é mais o mesmo.
¬ Meu AGENTE, dê notícias.
¬ "Pena não haver tempo para além das manchas" [da Márcia Tiburi].
¬ Alguém que queira assistir A Passagem comigo?
¬ Se eu pudesse passaria o carnaval no acre, se eu pudesse...
¬ Sábado a tarde, todas as oficinas do mundo estão fechadas. O carro começa a engasgar, a desmaiar... e morre.
Sem ter por quem clamar, liguei para o Zezinho, o homem que vende peças aqui pertinho de casa e que conhece alguns mecânicos...
- Zezinho, aqui é a Luana. Preciso de um socorro mecânico, meu carro não liga, acho que é problema elétrico... eu sei que você tá de folga mas eu preciso que me ajude.
- Tudo bem Luana, chego já aí.
[minutos depois, lá vem Zezinho com uma bateria de carro pendurada no ombro]
- Quê que houve?
- Não sei Zezinho, o carro ficou assim de repente e pifou.
[segundos depois...]
- Minha filha, coloque gasolina coloque.
- ...
¬ Alguém que queria me fazer feliz, basta me presentear com o livro: Dias Raros do João Carrascoza. Obrigada!
¬ "Descansa: pouco te chorarão. O impulso vital apaga as lágrimas pouco a pouco, quando não são de coisas nossas.Quando não são do que acontece aos outros, sobretudo a morte, porque é a coisa depois da qual nada acontece aos outros..." [do Pessoa].
¬ Unimed, ô convênio bosta!
¬ Literatura brasileira + comunicação e cultura. Eu quero eu quero.
¬ Alegria de pobre dura pouco. A gasolina que até semana passada estava de 2,39 agora aumentou para 2,65. Eu não posso com o meu Brasil!
¬ "Me perguntaram, assim, o que tu acha de tal coisa. Pô, eu não sei o quê que eu acho. Na hora eu acho uma coisa, meia hora depois eu posso achar outra. Eu não tenho opinião definida sobre nada. Não acho que isso seja insegurança. Acho que é abertura, acho que tudo é passível de uma outra interpretação" [do Caio].
¬ Coisa de virginiano? Acho que sim, penso que não...

4.1.06

eis o primeiro post de dois mil e seis.

e comecei o ano bem:
carro esquentando mas tá tudo resolvido.
louça que dura três dias para ser lavada, ultrapassando todas as barreiras do meu nojo.
show do los hermanos e wanessa da mata para ir.
duas especializações para escolher.
um cabelo que não é mais ruivo.
um suposto trabalhinho à vista naquele centro cultural.
uma coluna de cinema e literatura num jornal impresso lá de rio branco para fevereiro.
uma outra coluna que fala sobre blogs também num jornal impresso de rio branco, com a companhia queridíssima do mestre e colunista CARLITINHO CAVALCANTI.
o edital de minas e uma pitadinha de esperança.
um MONTE DE CARINHO em pleno dia primeiro.
um livro ensaboado.
gordurinhas a mais graças ao centrum.

e vamos falar de produções:
resenha do livro O DOIDO DA GARRAFA.
leiam.

obrigada e até logo.

29.12.05

sem título

boca fechada não entra mosquito.
_____________________________________ ...

metas para 2006:
1 - usufruir da orientadora que consegui tanto na unifor como na uece.
2 - mais resenhas, mais resenhas.
3 - núcleo de literatura do dragão do mar [se tudo der certo].
4 - uma visitinha ao acre.
5 - eu e minha bicicleta.
6 - alimentação mais saudável.
7 - aquele outro livro infantil.
8 - inglês with the teacher leo.
9 - espanhol se não for demais.
10 - acordar cedo todo dia.
11 - mais filmes, mais filmes.
12 - um acarajé por semana.
13 - uma Luana mais amável.
14 - uma Luana menos fantoche.
15 - uma Luana mais caseira.
16 - uma Luana mais tolerante.
17 - mais teoria e menos literatura.
18 - março em BH se todos os santos deixarem.
19 - cursos e mais cursos.
20 - cerveja só no fim de semana.

_____________________________________...


tenho lido 4 livros e não tenho lido nada.

_____________________________________ ...

eu.
aquela velha dicotomia.
______________________________________...

queria ter vomitado um texto bonito como já houve em um final de ano qualquer, mas não é tempo de fase ótima, muito embora seja tempo de fase boa, e fases boas não me são tão intensas a ponto de serem descritas em uma folha de papel. dois mil e cinco foi um ano bom, um ano manso; não tenho muito do que reclamar, aliás, melhor não abrir o leque e catalogar coisas e se deparar com uma imensidão de amargura, porque houve...
porque a gente sempre apanha, levanta, apanha, levanta e aprende, ou não. faz parte.
desejo um ano par cheinho de alegria pra todo mundo que me faz feliz, pra todo mundo que lê esse blog ensaboado. muita saúde, dinheiro, amor...
não esqueçam de acender uma vela para janus, pedir que ela abra as portas do ano com pensamento positivo. ou então, rezemos pra nossasenhoradasalegriasmomentâneas, para que ela seja presente, sempre.

feliz 2006 !!!

"Por dentro também eu estava preparado para dizer, um pouco porque eu não agüento mais ficar esperando toda hora você telefonar ou aparecer, e quando você telefona ou aparece com aquelas maçãs eu preciso me cuidar para não assustar você e quando você pergunta como estou, mordo devagar umas das maçãs que você me traz e cuido meus olhos para não me traírem e não te assustarem e não ficarem querendo entrar demais no dentro dos teus olhos, então eu cuido devagar tudo que digo e todo movimento, porque eu quero que você venha outras vezes e eles dizem que se eu me mostrar como realmente sou você vai ficar apavorado e nunca mais vai aparecer nem telefonar - eu não agüento mais não me mostrar como sou". [do caio. carta para além do muro].
_____________________________________ ...

18.12.05

Momento Diarinho:

¬ O que toca aqui é: O barulhinho do vendo da Praia do Futuro.
¬ Bolhinhas de angústia nas mãos. De novo.
¬ "Quando eu me sento à janela
Pelos vidros que a neve embaça
Julgo ver a doce imagem dela
Que já não passa, não passa
" [Fernando Pessoa]
¬ Cala-te Luana!
¬ O verbo de hoje é: analisar.
¬ Aqui se faz aqui se paga.
¬ Amanhã chegam os hóspedes. A casa ta limpa, geladeira ainda vazia e alguns objetos meus amontoados num canto, pra abrir alas pra eles passarem.
¬ "O nada se diz de muitos modos" [Marcia Tiburi].
¬ Das palavras bonitas: têmpora.
¬ Tenho estado fraca. Descobri que não tenho prazer em comer sozinha, o que significa que só me alimento quando estou fora de casa, o que significa também, que, quando estou dentro de casa não como, fico fraca, mole e desanimada... Não sei se o que me cobre agora é uma tristeza, um desânimo, ou só vontade de ir "simbora".
¬ "Aprendi a fazer com que as palavras deslizassem sobre o meu corpo, lentamente, como pétalas caindo no Outono. Mas agora sinto-as em ninhos sujos, separadas de mim, furando-me a cabeça e saindo-me da boca como se ninguém as tivesse dito, e nascessem e morressem sozinhas" [Inês Pedrosa].
¬ Eu agora tomo vitamina, Centrum de A à Z. Porque eu agora tenho 48 quilos de novo e uma moleza de não agüentar nem meus pensamentos.
¬ Ele disse pra eu escrever um livrito. Ele não sabe o que diz...
¬ Semana passada eu fui na UECE, ver uma palestrinha daquela moça bonita. Senti uma estranheza, vontade de voltar a estudar, de voltar a gastar dinheiro com xerox e ler textos na madrugada porque tem seminário pra apresentar. Vontade de não crescer.
¬ "E o que é a guerra senão a trova de coisas cada vez mais amassadas?" [Ítalo Calvino].
¬ É triste o estado em que o calor do Ceará tem deixado o juízo da população, na rua eu não sei pensar, eu não sei contar, eu sou impaciente, abusada, estúpida. Quero chuva, por mais que eu me torne uma pessoa deveras melancólica em tempos de inverno. Eu quero chuva!
¬ Papai Noel existe?
¬ Quero parabenizar à Bradesco, pela propaganda morta de linda veiculando na tevê.
¬ "Que canto há de cantar o indefinível?
O toque sem tocar, o olhar sem ver
A alma, amor, entrelaçada dos indescritíveis.
Como te amar, sem nunca merecer?
" [Hilda Hilst]
¬ Luana, ame-a ou deixa-a.
¬ "perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem".
¬ Não me perguntem onde irei no reveillon porque eu realmente não sei. To pra ficar em casa assistindo o show da virada.
¬ Vou começar o ano viciada em novela, era tudo que eu menos queria nesse mundo. E por mais que Glória Pires esteja péssima na sua interpretação de Júlia, que pra mim é apenas mais uma "Helena da globo", eu não consigo deixar de assistir a bendita. Ô raiva!
¬ Eu voltei a procurar blogs bons para ler... E acabo achando. Gostei DAQUI.
¬ "O que é um amigo? Uma única alma habitando dois corpos" [Aristóteles]
¬ Vou lançar uma campanha: Quero ouvir Fátima Santos!
¬ Daniella Cicarelli que se cuide. Que enquanto ela saí por aí dizendo que ta pegando o ex da Ivete Sangalo, o ficante dela anda pegando outra bem no meio desse Ceará. E tenho fontes confiáveis para confirmar isso.
¬ Comprei uvas.
¬ Queria muito dinheiro pra poder presentear todos os funcionários do Mercadinho São Luiz. Ô povo simpático pra me deixar feliz.
¬ Pra Rubra Rosa, que nem tem tempo pra aparecer aqui... todas as rosas do mundo.
¬ "E todos esses que aí estäo
Atravancando meu caminho
Eles passaräo...
Eu, passarinho
!" [Mário Quintana].
¬ Noise 3D lota quando é show do Marilyn Manson cearense. Eu digo é valha!
¬ Vivendo mui bien sem orkut. E viva a não exposição. Vivaaaa!!
¬ Clo clo clo. Saudade sem tamanho.
¬ Recadinho subliminar: nunca mais fui ao cinema...
¬ "Mas a sensação de estar sozinho não me larga. Algumas paranóias, mas nada de grave. O que incomoda é esta fragilidade, essa aceitação, esse contentar-se com quase nada" [do Caio].
¬ Primeiro desejo uma boa semana para mim - que estou precisando meiiiiismo - depois desejo uma boa semana para todos... sem egoísmo.

9.12.05

das minhas poucas produções...

de todas as tentativas literárias que já fiz na minha vida, havia somente duas, agora três dos contos que gostei de escrever.
UM FIO DE ESPERA, mais uma historinha cheia de drama, escrita pela Luaninha Cavalcanti, depois de ser sacudida pelo CARLITINHO CAVALCANTI, vomitei uma senhora chamada maria do carmo, uma daquelas velhinhas bonitinhas em que se vê na rua e diz: ô meu deusu, como é fofa!

sem mais detalhe... quem quiser ler é só clicar no primeiro link alí de cima, onde há o título da história [um fio de espera]
sugestões, críticas e afins, favor escrever aqui pelo blog, ou para o meu e-mail: luana.cavalcanti@gmail.com


eis o e-mail da Luana no seu papel de colunista. Obrigada!

5.12.05

sem título

o papai noel mora no acre!
e me mandou uma bicicleta de natal. agora tenho um sorriso de criança boba no canto da boca.
vô. amo tu.

______________________________________...

paula tesser sussurando no meu ouvido: "é tarde eu sei, não devo te acordar, é que andei pensando em nós dois. fiquei feliz. quis te falar, quis te dizer que a lua tá la fora, como quem pede pra te ver. pra te chamar, te convidar, pra você vir e ver como é legal andar sem rumo andar sem lei, só por prazer, só por viver. Então meu bem, abra essa porta e deixa o frio, a noite a lua e eu te convidar pra dançar. que a lua tá la fora, como quem pede pra te ver..."

_______________________________________...

minhanossasenhoradasterrasquentes.
dá-me vento frio, pela hóstia.

_______________________________________...

que deus o tenha.

_______________________________________...

convocando amigos pra fazer uma faxina na praia do futuro, vulgo PF. grata!