18.7.06

Lá de cima, a minha terra é a mais bonita de todas!
Peguei o avião com a Fernanda Young, descabelada, diferente, como sempre, e lá, lá no aeroporto, com toda a demora das malas que não chegvam até os passageiros; após 10 minutos de reclamação da moça ela me tira uma máquina de filmar de dentro da bolsa e pede que Renata [sua amiga] filme a sua cara de abuso diante de toda a multidão que também esperavam suas malas, faz caras e bocas para a câmera, e eu ao lado, olhando tudo e esperando. Lembrei que eu também tinha uma câmera na bolsa, mas nem uma pitada de ignorância e arrogância, ou impaciência por dentro, essa era a diferença... minha timidez não me permite que eu bote em prática alguns de meus pensamentos, mas eu bem quis chegar pra ela e dizer: ô Fernanda, desculpa interromper seu teatrinho, mas só queria dizer que você está em solo acreano, que aqui algumas coisas funcionam bem, outras nem tanto... mas o povo aqui éextremamente apaixonado por sua terra, então, veja bem o que você fará com esse vídeo, porque até então eu ainda admiro muito o seu trabalho!
Mas a besta aqui calou. Calei! Mas é isso mesmo, a moça agora ganha dinheiro pra irritar o povo... é isso aê...
Bem, cheguei em Rio Branco, a casa reformada, muita coisa mudou. As cores, os ambientes, algumas coisas apagam um pouco do que eu guardava na lembrança, mas já abro espaço para novas histórias.
Eles reclamam de barulho, da bagunça, mas é notável o sorriso bonito quando os netos estão por perto, quase todos, faltou somente Joana que não veio por motivo de trabalho.
Tive um almoço especial para a minha chegada, Candice ia gostar da "galinha picante".
Meu avô agora arrumou uma profissão, é agricultor. Já plantou de tudo no terreno ao lado; tem mamão, côco, verduras, pitanga, manga e cana. O maior plano dele agora é que quando a cana estiver grande, no ponto, ele vai comprar uma engenhoca e fazer garapa para os netos.
Dormi com uma menina linda, a criança mais linda que já vi. Me fez contar histórias as duas da manhã, quando meu sono era o das quatro, por causa do fuso.
Amigos visitam, família também. É riso solto pela casa toda. Uma sensação boa, inexplicável. Ganhei um churrasco surpresa, com alguns dos poucos e grandes amigos que restaram, foi bom relembrar de mil e uma coisas passadas.
Amanhã vou dar uma de publicitária, acompanhar uma pesquisa qualitativa de um candidato a governador... vamos ver se pego gosto pelo meu diploma.
Leio Pedras de Calcutá, quando o calor permite.
Um Ipod tocando trilha sonoras de uma saudade que é imensurável. De tudo, de todos e alguns em especial.


Ouvindo Travis, Moby, Keane, Norah Jones, Los Hermanos.... A toda hora.

Nenhum comentário: