6.10.07

No gerúndio: retornando
Já é outubro, mês de equilíbrio e outono [em algum outro hemisfério], estação bonita até no nome.
Setembro terminou no esgotamento de gerúndio... começou bem, trouxe o ano par, o ano catalogado de forma bonita, trouxe realizações e outros extremos, setembro terminou bem dizer de um jeito ótimo!
Aqui, há uma felicidade indizível. Ainda não é completa, vai vingar quando novembro chegar. E tenho vivido no caminhar do calendário, porque quando a coisa tá posta, a gente só precisa que anoiteça e amanheça...
E pra fazer jus ao diarinho e ao tempo perdido.
Bem, escrevi um projeto que tem mais de 3 anos que morava dentro da minha cabecinha, guardado na gaveta de planos. Nasceu com todos os sacrifícios que aparecem quando se tem um prazo determinado, quando se tem de imprimir algo, corrigir algo, enviar algo, enfim, projetar.
Fora essa felicidade, a garganta nunca mais foi a mesma depois daquela amidalite. O dotô diagnosticou: refluxo!
Corri para casa pra ler tuuuuuuuuuuudo sobre refluxo no meu querido google. E aprendi que: O esôfago da gente é um canal de 35 a 40 cm que liga a boca ao estômago. É elástico e na espessura de sua parede contém camadas musculares recobertas internamente por uma delicada pele com o nome de “mucosa” [ô palavra horrorosa], parecida com o revestimento da boca. O início do esôfago fixa-se na parte inferior da garganta, desce pelo mediastino e cruza o diafragma através de um orifício chamado hiato, poucos centímetros antes de se abrir no estômago. O tal mediastino é a região entre os dois pulmões e o diafragma é uma calota muscular que divide o tórax do abdome. O esôfago tem ligamentos para prendê-lo junto ao hiato diafragmático [talvez seja por isso que se chama hiato, que nem na gramática] e que contribuem para formar um tipo de válvula de retenção para impedir o refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago. Quando o esôfago desliza para cima mais que 2 a 3 cm., ele puxa o estômago e ambas as estruturas se deslocam para o tórax. Decorre dessa alteração anatômica a Hérnia Hiatal que, por sua vez, prejudica a válvula anti-refluxo. Quando o conteúdo do estômago, em geral muito ácido, atinge a mucosa esofágica, este tecido reage - inflama – originando por fim, a Esofagite de Refluxo.
uÓ! Não posso mais jantar e ir dormir sem antes ter passado pelo menos duas horinhas; sem exageros de cítricos [nada de suco de laranja do são luiz], doces [nem potes de nutella], gordurosos [muito menos caranguejo da marulho e camarão da vizinha do jambo], evitar bebida alcoólica [natalia sem companhia para a tequila] e café.
Tô lascada!

--

aprendiz
Olhou para ele e disse:
Acontece assim, quando você olha pra trás e atrás ficaram somente os resíduos de uma vida infeliz...
Acontece assim, quando depois de olhar para trás, você olha pra frente e na frente, bem lá na frente é que tem tudo que você sempre quis.

--

Luana Aurélio:
Ca.be.ça de ven.to: adj m+f 1 Pessoa que só tem vento na cabeça e quando vem um vento contrário se esparrama no chão. 2 sn Fútil.

--

Eu e ROBERTO queríamos mudar o toque dos nossos celulares, vasculhamos a internet para conseguir algum grátis, mais uma vez meu querido google nos leva para um site em que há um texto de gênero “artigo”, em que me fez perguntar: até onde vai o limite de falta de noção das pessoas ao publicarem uma coisa na internet e nomeá-la de “artigo”?
Vejam o link: http://www.dicasgratis.com.br/toques-para-celular-gratis
PS - Vejam a lista de "artigos"
Prfff...

--

Céu
"Consciência é a maior arma
Mapa pra qualquer lugar
To na área,
Deslizando,
Num concreto a recortar
O horizonte ali adiante
Tomou forma geométrica
E o que era importante
Tive que memorizar
Sem problema,
To ligeira
Já bem sei remediar
Minha voz é o que me resta e rapidinho
Vai ecoar
Pelo vale, na Pompéia
De Caymmi eu ouço o mar
Villa Lobos, a floresta
Hoje eu vou sacolejar
Caiu na roda,
Ou acorda,
Ou vai rodar..."


--

recado
Quero uma dose de sauza pra poder dizer: outro drink aê mah!

--

Meus queridos: felicidade mora no Km 1!

Nenhum comentário: