7.5.07


.rá.

Guarulhos é cheia de ladeira!
E em plena Guarulhos, encontrei uma rua chamada Acre. Não deu pra tirar uma foto, mas fica para uma próxima vez.
...
O museu da língua portuguesa estava meio assombroso todo em Lispector. Com umas gavetas enormes, onde a gente chegava puxando feito criança curiosa pra saber o que tem dentro, e lá, a gente se deparava com um acervo enorme de fotos e textos e carta e rascunhos, a coisa mais maravilhosa do mundo! Vi uma carta do Caio datilografada para Clarice, tão lindo!
...
O lançamento do livro Semana foi ótimo! Vedemos, autografamos, conversamos, tiramos fotos, nos divertimos.
Duas acreanas lindas foram lá me visitar, me emocionei!
De repente, meu telefone toca com um prefixo zero onze. Lá estava eu atendendo aquele moço que escreve bonito por demais. Voz mansa e atencioso, comunicando que não iria poder comparecer. Era ele, no visor do meu celular, e eu tendo que ficar sem uma foto com um dos meus escritores preferidos, mas não me importei muito, bastava ele - Carrascoza - ali, no visor do meu celular. Imaginem a cor que fiquei.
...
Um mói de cearense que reside na cidade apareceu, outro mói de gente que não conheço... Virna é simpática, Xico Sá também...
...
Depois veio o passeio na Paulista com a Marques, que sempre fica para trás porque pausa nas vitrines.
Brownie na Bella Paulista + tv no hotel = a duas matutas atrasadas para o evento!
...
São Paulo me remete uns palavreados do tipo: Puta que pariu!
A virada cultural foi tudo de bom!
Ali no Anhangabaú, ao lado do correio com aquela arquitetura lindíssima, aqueles prédios maravilhosos, que antes eram arrodeados de cana-de-açúcar e negro trabalhador. Lembrei da primeira vez em que fui para São Paulo, o passeio no centro, as fotos...
E lá estava eu novamente, sendo apresentada - agora não mais de forma virtual - mas assim, ao vivo, para um povo que canta bonito, letras inteligentes, rimas rica, batidinhas sofridas e outras dançantes. Eu e O Teatro Mágico. Como diz todo bom cearense: peeeeeeeeeeeense!!!
Dia seguinte teve Morais Moreira com um sotaque que já estava me dando saudade, e Zélia Duncan pra fechar com chave de ouro minha última noite em São Paulo.
A Dri é um amor, aliás, a família Machado todinha! Sei nem como agradecer.
As pessoinhas que foram ao lançamento, que compraram o livro, que tagarelaram com a gente, muitíssimo obrigada!

PRESENTE
"É, me esqueci da luz da cozinha acesa
de fechar a geladeira
De limpar os pés,
Me esqueci Jesus!
De anotar os recados
Todas janelas abertas,
onde eu guardei a fé... em nós
Meu café em pó solúvel
Minha fé deu nó
Minha fé em pó solúvel
É... meu computador
Apagou minha memória
Meus textos da madrugada
Tudo o que eu já salvei
E o tanto que eu vou salvar
Das conversas sem pressa
Das mais bonitas mentiras
Hoje eu não vivo só... em paz
Hoje eu vivo em paz sozinho
Muitos passarão
Outros tantos passarinho
Que o teu afeto me afetou é fato
Agora faça me um favor
Um favor... por favor
A razão é como uma equação
De matemática... tira a prática
De sermos... um pouco mais de nós!
Que o teu afeto me afetou é fato
Agora faça me um favor
Um favor... por favor"
[a fé solúvel]


Fotos do lançamento AQUI.

Na volta.
Lá em cima.
O céu se fez bondoso pra mim.
Quando eu contemplava as três marias, o cruzeiro do sul e as grandes e pequenas magnitudes daquela janela oval.
No meio daquele céu escuro caiu uma estrela cadente, feito faísca de fogos perdida.
Me perguntei: será? Uma cadente... será?
Fechei os olhos no mesmo instante e firmei o que já estava em pensamentos.
...
Sabe aquele casulo em que morei?
Rasguei!
Com toda a pouca força que eu carregava no corpo.
Agora vem, vem ver minhas asas...
Grande e bonita.
Ganhei da vida traçados lilás, amarelos e azuis.
As outras disseram que para uma borboleta são cores do bem.
Quase um presente.
Não tenha medo!
Eu espero, no tempo, a vida te presentear com traçados bonitos.
Deixa que eu mapeio teus vôos.
Já aprendi tudo sobre vendavais.
Sobre ver de cima, às escondidas.
Vem!
Antes que eu bata as asas e perceba que posso ir pra bem longe.
Bem longe.

Nenhum comentário: